Boas-vindas da Fundadora

O Projeto R presta serviços de consultoria e formação com o objetivo de apoiar empresas e pessoas a lidarem com os desafios da transição para a reforma e da gestão da idade no trabalho.

Na nossa fundação em 2014, começamos por atuar com o foco na preparação para a reforma, auxiliando profissionais de perfis variados a fazerem uma transição sustentada e a viverem a sua reforma em plenitude.

Rapidamente nos apercebemos que o aumento da Longevidade impacta outros setores da vida no trabalho, e alargamos a nossa área de atuação para os temas ligados a Gestão da Idade, numa perspectiva também organizacional. Desta forma, passamos a ajudar empresas a desenvolverem soluções para questões como:
– Como sensibilizar as organizações para a importância da diversidade de idades nas organizações, como aumento do potencial de inovação e de produtividade?
– Como motivar os trabalhadores com mais de 50 anos?
– Como auxiliar jovens lideranças na gestão de colaboradores mais velhos?
– Como planear a saída dos seus colaboradores, de forma a propiciar a retenção do conhecimento dos mesmos?
– Como nutrir o relacionamento com o segmento 60+, uma vantagem competitiva num mundo de clientes com um perfil semelhante?

O nosso website encontra-se focado na metodologia de preparação para a reforma utilizada pelo Projeto R, que temos também customizado para formatos individuais ou e-learning.

Quer seja um profissional ou uma empresa, junte-se ao Projeto R e esteja na vanguarda de um novo paradigma de gestão da Longevidade.

Esperamos por si!

Susana Schmitz

O que é?

O Projeto R é um programa que tem como objetivo preparar profissionais para a transição para a reforma, contribuindo para que esta seja uma etapa da vida plena de significado e realizações.
Dirigido a profissionais que estejam a entrar na reforma/pré-reforma ou que estejam há poucos anos em situação de reforma, o programa é assente em três pilares: Informação, Autoconhecimento e Projeto de Vida; e composto por duas fases: Desenvolvimento (Fase 1) e Concretização (Fase 2).

Ao final do programa, os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar as mudanças que a reforma traz nas principais áreas da vida e que estratégias podem utilizar para lidar com elas;
  • Reconhecer quais são as suas motivações e interesses atuais, e que habilidades e competências gostariam de desenvolver;
  • Desenvolver um Projeto de Vida para a reforma através da definição de objetivos para as principais áreas da vida;
  • Definir com quem, como e onde concretizarão os objetivos definidos.
As ações do Projeto R poderão decorrer com participantes duma mesma organização/empresa, ou em ações abertas nas quais a inscrição no programa é individual.

Contacte-nos para saber mais.

São objetivos transversais do Projeto R:

  • Desconstruir preconceitos relacionados com a reforma,
  • Fomentar uma atitude de aprendizagem ao longo da vida,
  • Potenciar a expansão da rede social dos participantes,
  • Contribuir para uma atitude positiva face ao envelhecimento,
  • Valorizar a contribuição das pessoas na idade da reforma para a sociedade.

Aceda ao folheto de apresentação do Projeto R.