Equipa

Susana Schmitz
Susana SchmitzCoordenadora Geral
Mestre internacional em Psicologia Organizacional e Recursos Humanos. Tenho dez anos de experiência profissional na área de Recursos Humanos em empresas brasileiras e na Holding da EDP, em Lisboa.
Vivi em Inglaterra e Espanha, sou desportista e voluntária.
Espero que o Projeto R possa contribuir para que a reforma seja vivida em plenitude.
Maria dos Anjos Machado
Maria dos Anjos Machado Coordenadora Financeira

Com uma licenciatura em Gestão, tenho uma experiência profissional de mais de 40 anos na EDP, onde assumi responsabilidades nos domínios da Contabilidade, Orçamento, Logística e Recursos Humanos.Atualmente, já na situação de pré-reforma, sou voluntária em diversos projetos de carácter social, gosto de aprender e assumi com mais intensidade os compromissos com a família.

Keynote Speakers

As ações do Projeto R contam com a intervenção de um orador sénior de renome convidado a falar sobre um tema específico e partilhar a sua experiência de transição para a reforma.

Entre os keynote speakers do Projeto R temos:

Ex-membro do Conselho de Administração Executivo da EDP, nos últimos 15 anos teve a responsabilidade pelo pelouro de RH na EDP, S.A. e durante 5 anos desempenhou funções como CEO da EDP Brasil. Foi também Presidente Executivo do Instituto EDP (Brasil) e Membro do Conselho de Curadores da Fundação EDP. Desde 1977 no setor elétrico, ocupou ainda cargos como: Presidente Executivo da EDP – Produção S.A., Presidente Executivo da REN – Rede Eléctrica Nacional, S.A., Presidente e CEO da EDINFOR – Sistemas de Informação, S.A., Presidente e CEO da Oni – Infocomunicações, S.A.Exerceu durante vários anos funções docentes como Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.

Economista, 40 anos de experiência de gestão e desenvolvimento de mercados internacionais, tendo passado por empresas como o BNP Group e o Barcklays em França. Numa fase mais avançada da sua carreira diplomou-se em Psicossomática Integrativa pela l’Université de Paris VI – Pierre et Marie Curie. É Vice-Presidente da Société de Psychosomatique Intégrative e Managing Partner da ASM Agents Services Marketing.
Desenvolveu o seu percurso profissional na IBM onde, até Abril de 2011, assumiu diversos cargos de gestão, designadamente a direção da Divisão de Marketing, Comunicações e Cidadania, responsabilidade que acumulou com a de membro do Conselho Diretivo da empresa. Em representação da IBM Portugal é membro fundador do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, sendo atualmente Presidente da Assembleia Geral, após ter presidido à Direção entre 2008 e 2013. Preside à Assembleia Geral da CAIS. É membro do Conselho Consultivo da Acredita Portugal, Presidente do Conselho Consultivo da AIESEC, membro do Advisory Board da Stone Soup Consulting, Presidente do Conselho Fiscal da Maratona da Saúde, membro da EPWN – European Professional Women Network.

Advisors

PhD Dulce Helena Penna Soares - Doutora em Psicologia pela Universidade Louis Pasteur na França e PhD pela UFRS no Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina e conselheira da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Publicou 24 artigos em periódicos especializados e 90 trabalhos em anais de eventos científicos. Possui 10 capítulos de livros e 7 livros publicados, vários deles na área de Educação e Preparação para a Aposentadoria, área na qual presta consultoria para organizações do setor público e privado no Brasil.
PhD Kristina Potocnik – Doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Valência. Professora da Escola de Negócios da Universidade de Edimburgo, membro da British Psychological Society (BPS), da International Association of Applied Psychology (IAAP),  International Test Commission (ITC), European Association of Work and Organizational Psychology (EAWOP), e Society for industrial and Organizational Psychology (SIOP). Entre os seus temas de investigação estão a satisfação com a reforma e o papel do envolvimento em diferentes tipos de atividade no bem-estar de trabalhares mais velhos e reformados.